Você sabe quais são os documentos de identificação válidos para o Enem? Confira

Do UOL, em São Paulo

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicado neste fim de semana (8 e 9 de novembro) e você precisa ficar atento aos documentos de identificação válidos que precisa levar para a prova. É preciso lembrar que os fiscais não aceitarão desculpas para a falta dos mesmos.
Para realizar as provas do Enem é necessário apresentar um dos documentos abaixo:
Documentos válidos para o Enem
  • Diário de São Paulo
    Cédulas de identidade (RG), emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal
  • Reprodução/Ministério da Justiça
    Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros
  • Divulgação
    Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por lei, tenham validade como documento de identidade
  • Letícia Moreira/Folhapress
    Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), emitida após 27 de janeiro de 1997
  • Reprodução/Itamaraty
    Certificado de Dispensa de Incorporação
  • Lucas Lacaz Ruiz/Estadão Conteúdo
    Certificado de Reservista
  • Marcia Ribeiro/ Folhapress
    Passaporte
  • Carsale
    Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997
  • Reprodução/Receita Federal
    Identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006
Em caso de perda, extravio, furto ou roubo, o candidato deve apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame (dia 8).
O candidato que apresentar documento de identificação original com validade vencida, com foto que não permita a completa identificação dos seus caracteres essenciais ou de sua assinatura, poderá realizar as provas, desde que se submeta à identificação especial, que compreende a coleta de dados e de sua assinatura em formulário próprio.

O exame


Nos dias 8 e 9 de novembro os portões serão fechados pontualmente às 13h (horário de Brasília). Recomenda-se que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência. 
O primeiro dia de prova terá duração de 4h30. No segundo dia, o candidato terá 5h30 para responder as questões e elaborar uma redação.
O exame será constituído de uma redação e quatro provas objetivas, contendo cada uma 45 questões de múltipla escolha. No sábado, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.
No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.