Reflexão Bíblica: O AMOR QUE LEVA À FÉ, LEVA AO PERDÃO


LUCAS 5.17 -20

Um dos maiores privilégios do ser humano é fazer e ter amizades. Amigos são movidos pelo amor e fazem tudo por nós, de graça, só pelo prazer de nos ajudar. Com amigos podemos nos abrir e ouvir verdades que não ouviríamos de outras pessoas. Amigos nos socorrem e estão juntos. É feliz o homem que tem amigos verdadeiros. Veja o que ocorre com um paralítico que tem amigos em Lucas 5.17-20.

Jesus era um mestre que ensinava acerca de Deus e sua vontade. Sua fama chegou até Jerusalém, a grande capital de Israel e centro político-religioso. De lá, vieram mestres da Lei (professores que ensinavam a Lei de Moisés) e fariseus (um partido político-religioso que tentava praticar tudo da Lei de Moisés, mesmo em seus menores detalhes) para ouvi-lo e levar um relatório para seus líderes em Jerusalém. Em certa ocasião, ele ensinava numa casa (v. 17). Esta casa devia ser grande porque, dentro dela, havia muita gente (inclusive estes mestres da Lei e fariseus que estavam na primeira fila) e, do lado de fora, juntou-se uma multidão enorme que ouvia Jesus. A situação estava assim porque veio gente de tudo que era povoado da Galiléia e da Judéia. Com Jesus estava a força do Senhor para curar os doentes. O poder de curar atraia as pessoas até Jesus e ele usava isto para relacionar-se com o povo e ensinar a palavra de Deus.

Do lado de fora, aproximaram-se da casa quatro homens trazendo uma maca na qual estava deitado um paralítico (v. 18). O homem estava totalmente paralisado em seus movimentos, mas tinha quatro amigos que desejavam muito seu bem. Eles ouviram falar do poder de Jesus para curar e tiveram a ideia de levar seu amigo até ele. Levaram-no em sua maca (por quanto tempo andaram?). Quando chegaram perto da casa levaram um susto. Tudo completamente lotado a ponto de não conseguirem passar. Que fazer? Voltar para casa e esperar uma nova oportunidade? Ficar ali e esperar, por quanto tempo? Foi quando tiveram uma ideia genial. Casas grandes daquela época possuíam uma escada lateral que levava ao teto. O teto era feito de ladrilhos que poderiam ser desprendidos sem muita força. Não titubearam. Subiram pela escada lateral, foram até o teto, tiraram os ladrilhos ao ponto de poder descer o paralítico na sua maca (v. 19). Imagine dentro da casa: Jesus ensinando, todos prestando atenção em suas palavras e o teto começa a se abrir. Jesus para o ensino e aos poucos apontam uma maca com alguém nela e quatro cabeças lá em cima. A maca desce até ficar no meio da casa, bem em frente de Jesus. Quero falar um pouco sobre o amor que existe na amizade verdadeira.

O amor supera obstáculos. Eles não conseguiam entrar na casa mas encontraram um jeito. O amor é inteligente. Para amar quem quer que seja, você precisa entendê-lo, entender a situação e procurar saídas quando for o caso. O amor prioriza as pessoas: o telhado da casa foi quebrado e alguém ia ter de pagar o conserto. Mas eles não vacilaram na escolha entre o amigo e o gasto financeiro do telhado. O amor escolhe as pessoas. Jesus viu e honrou a fé daqueles homens. O texto diz que Jesus viu a fé deles (v. 20). Não apenas do paralítico mas também de seus amigos. Jesus viu a fé dos quatro amigos no esforço deles. A fé sempre se manifesta através das boas obras em favor dos outros (Tiago 2.18). Porém, antes de curar, Jesus quis perdoar os pecados do paralítico. Para Jesus, a cura física é boa mas perdoar os pecados é muito melhor. Se você tivesse que escolher entre a dor constante de uma doença ou a dor persistente de uma culpa do passado, o que escolheria? Jesus então, por causa da fé do paralítico, faz uma declaração de perdão dos pecados dele: “homem, os seus pecados estão perdoados”.

Ah, leitores! Jesus é o único que pode perdoar nossos pecados! Ele é o Deus-Homem que veio para nos perdoar na cruz. E, se Jesus nos perdoa, adeus culpa, adeus condenação. Seremos livres, leves e soltos. Em Jesus, alcançamos a paz. Tenha muitos amigos mas cultive, pelo menos com uns dois ou três, uma amizade na qual você se exponha como é para receber ajuda deles. Seja você um amigo assim para os outros. Anime seus amigos a ter fé em Jesus Cristo e receber dele o perdão para suas vidas. Se você fizer isto, prova que é um amigo de verdade.

Pr. Whitson Ribeiro da Rocha
Missão Batista Esperança 
Presidente Prudente - SP