Reflexão Bíblica: Como devemos viver como servos do Senhor Jesus Cristo?


Tiago, servo de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que andam dispersas, saúde.(Tiago 1.1) A carta foi escrita por Tiago, o meio irmão de Jesus. Ele não era apóstolo, muito provavelmente Tiago creu em Jesus como o filho de Deus somente após a ressurreição, quando Jesus Ressuscitou e apareceu a Ele (João 7.5 1 Co 15.7). Tiago se tornou líder da igreja de Jerusalém (Gal. 2:9; Atos 15:13-29; 21:17-25). Ele era conhecido como Tiago o justo.

A carta foi escrita as dozes tribos que estavam dispersas, eram a maioria judeus que por causa da perseguição, que sobreveio sobre a igreja principalmente após a morte de Estevão (Atos 8:1; 11:19-20) tiveram que abandonar suas casas, e fugir para lugares distantes, vivendo assim como forasteiro. 

A epístola de Tiago, tem como objetivo nos ensinar como o servo do Senhor pode servi-lo de forma fiel, em casa, na igreja e na sociedade. Um dos grandes temas desenvolvidos por Tiago é o sofrimento do Justo. Tiago levanta alguns questionamentos: O sofrimento e a incerteza do que vai acontecer no futuro próximo, podem ser motivos para que a nossa postura de servo seja mudada? As tribulações são motivos para não desfrutarmos da alegria, que vem do nosso Senhor (1.2)? As diferenças entre ricos e pobres, obrigatoriamente devem causar favoritismo dentro da igreja (2.1-13)? E o que fazer nos momentos de provações, devemos amaldiçoar uns aos outros (3.9)? Ou nesses momentos, devemos se queixar uns dos outros (5.9). E o que fazer nos momentos de perdas, devemos cobiçar e guerrear como se estivéssemos em uma batalha de vida ou morte (4.1-2)? E quanto a nossa vida de oração, devemos cessar de orar ou até mesmo, deixar de confiar em Deus, por causa das doenças ou qualquer outra dificuldade (5.13-14)?.

 Essas são algumas questões que são tratadas na Epístola de Tiago. Seu objetivo ao escrever as igrejas é ensinar, que mesmo diante de várias provações, o servo do Senhor deve permanecer em Cristo. Em outras palavras, Tiago está dizendo: Não deixe para exercer sua fé e sua fidelidade ao Senhor somente quando tudo isso passar. O tempo para servir ao Senhor é agora, mesmo em meio ao sofrimento, mesmo em meio as decepções da vida, mesmo que tudo ao seu redor esteja desmoronando, continue servindo ao Senhor. 

Segundo Tiago, a maturidade cristã é refletida não por meio de discursos sobre a religião cristã, todavia, na maneira prática como servimos ao Senhor em casa, na sociedade e na igreja.

Autor: Pr. Aldo Miranda/AICEB