Por Emerson Araújo
Dr. Tema e Ciro Ricardo, amigos e aliados políticos |
É inegável a capacidade do Prefeito Cleomar Tema de fazer alianças políticas que resultem em vitórias eleitorais esmagadoras em Tuntum. Foi assim em 1992, ao trazer para o seu grupo político a família Arapuá(Bandeira da Costa) de Santa Filomena(a qual me incluo por afinidade), e, agora, recentemente, a oposição histórica de Hélio Araújo e Alan Noleto para se tornarem aliados na construção de mais uma vitória eleitoral em 2012.
Todos os méritos destas alianças políticas em Tuntum até então não imaginadas cabem ao Prefeito Cleomar Tema que já dissemos em outras oportunidades é um engenheiro/articulador eleitoral como poucos que já conheci nestes 30 anos de vida como militante da política, também. Portanto, somente ele tem o poder de decidir no tempo certo os melhores aliados, os melhores programas de governabilidade sempre com o olhar no próximo, na maioria da população da nossa terra. Dr. Tema é a última voz sobre quem deve estar do lado dele na hora da construção política porque é um agregador nato.
Apesar de estarmos há 20 meses da próxima eleição municipal, um tempo ainda considerável já que saímos de uma outra eleição demorada para Governo Estadual e Federal, a administração de Cleomar Tema ainda precisa engatilhar as políticas públicas urgentes nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, habitação, segurança, agricultura e outras que foram adiadas pela perseguição do Governo de Roseana Sarney ao município. Portanto, qualquer investida, neste momento, em antecipar o próximo pleito eleitoral para hoje é um desserviço que se faz a gestão do Dr. Tema e ao povo de Tuntum de onde partir. É preciso trabalhar ainda muito pelo povo da cidade antes das eleições de 2016.
Apesar de reconhecer a distância do próximo eleitoral e do desserviço que se presta ao antecipar, especular, desconstruir alianças vitoriosas pelas calçadas nos finais de tarde, é fundamental lembrar uma regrinha básica da lide política, ou seja, time que continua ganhando não se deve mexer, portanto a aliança Tema-Hélio-Ciro-Alan deve ser mantida para que as políticas públicas de uma administração vitoriosa sejam implementadas com mais intensidades a partir de 2017 com a reeleição do médico tuntunense. E quem apostar e trabalhar para que não haja a continuidade desta aliança histórica vitoriosa pode cometer suicídio político antes do tempo, mesmo porque a última palavra vai ser dada pelo construtor deste acordo, o Prefeito Tema.
Emerson Araújo é administrador do Bate Tuntum