Anistia Internacional lança manifesto pelo fim da violência contra juventude negra

Lançada há poucos dias, a campanha já reúne mais de 16 mil assinaturas de apoio; a intenção dos organizadores é encaminhar as reivindicações à presidenta Dilma Rousseff e aos 27 governadores para que se comprometam com a causa

Por Redação/Portal Forum

A campanha Jovem Negro Vivo, idealizada pela Anistia Internacional Brasil, já reúne mais de 16 mil assinaturas pelo fim da violência contra os jovens negros. A intenção dos organizadores é encaminhar as reivindicações à presidenta Dilma Rousseff e aos 27 governadores para que sejam tomadas medidas que assegurem um desenvolvimento saudável e pacífico à juventude negra.

De acordo com o Mapa da Violência, realizada com base em dados oficiais do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde, morreram 80% mais jovens negros do que brancos em 2002. E, em 2012, a diferença mais que dobrou: 169%.

A taxa de jovens brancos vítimas de homicídio foi de 30,1 para cada 100 mil jovens brancos. Já a de negros foi de 80,7 por 100 mil. “As consequências do preconceito e dos estereótipos negativos associados a estes jovens e aos territórios das favelas e das periferias devem ser amplamente debatidas e repudiadas”, afirma o manifesto.

Para assinar o documento, clique aqui.