DO BLOG DO LOBÃO - TUNTUM
Em razão da contrariedade das informações disseminadas propositalmente ainda há muita gente confusa sobre quem é verdadeiramente candidato até o momento em Tuntum. Aliados e liderados por Ana Isabel insistem em repetir erroneamente que Dr. Tema não é candidato, afirmando ‘convictamente‘ que somente ela pode ser candidata. Por outro lado os seguidores de Dr. Tema falam inversamente e ratificam a candidatura de seu líder. Quem é verdadeiramente candidato em Tuntum? Procurando esclarecer os fatos embasados por informações oficiais emitidas pela Justiça Eleitoral, fui hoje a sede do cartório eleitoral fazer algumas indagações e solicitar documentos que comprovem a situação de cada candidato na aquisição do ‘famoso’ registro eleitoral.
Como os documentos são de acesso público estive de posse, por alguns minutos, do despacho da justiça assegurando em definitivo a candidatura de CLEOMAR TEMA CARVALHO CUNHA (Dr. Tema), processo já transitado em julgado, ou seja, não cabe mais recurso. Ainda há informações desconexas circulando pela cidade de que Dr. Tema será julgado com brevidade pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), pura ilusão ou informação plantada com o intuito de desvirtuar a verdade. Dr. Tema, até o presente momento, é o único com a candidatura registrada e de forma irreversível. A falsa informação se deu porque seus adversários, após o deferimento de sua candidatura, anunciaram nos quatro cantos do município que iriam recorrer da decisão revertendo à situação no TRE, fato que não veio acontecer; eles perderam os prazos e não recorreram, consolidando de vez a sua candidatura.
Quem mostrava ostentar tranqüilidade diante da justiça hoje vive um momento de preocupações e incertezas com o seu futuro político. Ana Isabel Silva, ‘candidata’ da coligação ‘Tuntum Para Todos’, talvez tenha se esquecido de si no período de registrar sua candidatura e teria se preocupado mais com o adversário perdendo tempo e prazo. Mal instruída, quem sabe, por um de seus pares, ela utilizou um fracassado caminho para impugnar a candidatura de Dr. Tema denominando autor da petição o PRTB e não a coligação que o mesmo partido já fazia parte, como era correto, segundo a legislação eleitoral. Atrair forçadamente e quem sabe anular as candidaturas dos candidatos do PT e PSC, ambos da coligação Unidos Para a Vitória foi outro fiasco cometido, o tiro saiu pela culatra, a coligação de Ana Isabel amargou a derrota e perdeu três candidatos (Cláudio Lima, Cleonice, Quirino e Paula do ‘Delmiro’, tendo esta última recorrido).
O tempo empenhado na pífia empreitada lhe faltou para organizar a sua candidatura que fora indeferida por falhas na Demonstração de Regularidade de Atos Partidários (DRAP). Após o primeiro erro, legalmente a justiça lhe concedeu 72 horas para sanar o problema, que não foi resolvido. Vencido o primeiro prazo o juiz da comarca fez a concessão de outro prazo, denominado de administrativo, e novamente ele foi perdido, culminando no indeferimento da candidatura. Agora sem tanta perda de tempo Ana Isabel recorreu da decisão monocrática e espera ser julgada ainda esse mês pelo TRE, ontem (12) mesmo o processo foi encaminhado ao tribunal. Supostamente a líder da coligação ‘Tuntum Para Todos’ tenha desistido de recorrer contra Dr. Tema, sacramentando sua candidatura, temendo que a sua candidatura e a dos demais candidatos a vereador tivessem um destino longe das urnas. Neste caso, até agora, Tuntum tem somente um candidato, Dr. Tema...