Opinião






Com a convenção municipal do PSB e dos partidos aliados na candidatura Tema-Ciro realizada neste domingo  em Tuntum ficou selado mais um momento  histórico da vida política do município. 

Paixões a parte,  Dr. Tema conseguiu através de uma engenharia eleitoral de mestre unir opositores antigos e recentes em torno da sua candidatura para Prefeito de Tuntum em outubro próximo vindouro, habilitando desde já para uma jornada vitoriosa.

Tema, como é conhecido popularmente, se tornou ao longo da história moderna de Tuntum uma liderança quase imbatível politicamente, seja como candidato ou como apoiador dos sucessores vitoriosos, entre eles Pires Léda, hoje na oposição, e o atual Prefeito Dr. Chico Cunha aliado político, hoje.

Figura emblemática da política maranhense, o Dr. Tema tem feito sua vitoriosa trajetória política com fama de administrador competente com visão desenvolvimentista atrelada às políticas sociais destinadas ao povo humilde de Tuntum, daí a sua popularidade quase unânime dentro e fora do município.

Filho de político e sobrinho de uma outra lenda da política local o Prefeito Luís Gonzaga da Cunha (in memoriam), o Dr. Tema entra para a vida pública nas eleições de 1992, disputando com o hoje seu aliado, o ex-prefeito Hélio Araújo, sendo já vitorioso naquele ano. É a partir desta data que o jovem médico já despontava como um promissor articulador político dos mais competentes.

Em 1992,  Tema consegue unir adversários políticos históricos da família Cunha no seu palanque ao propor uma aliança política quase impossível com a família dos Arapuás de Santa Filomena e Presidente Dutra, fazendo  sua vice-prefeita a Srª Inês Bandeira de Araújo Costa filha do líder Arapuá, o Sr. João Bandeira. Diga-se de passagem que Inês Bandeira é sobrinha, também,  do ex-deputado Ariston Costa desafeto político dos Cunhas na década de 60.

Hoje,  mais uma vez,  Dr. Tema faz história política em prol da união das famílias de Tuntum ao se aliar com um adversário político tradicional o ex-prefeito Hélio Araújo através do cargo de Vice-Prefeito entregue ao jovem Ciro Ricardo, neto de outra lenda da vida política tuntunense o Sr. Manoel Valente de Figueiredo.

Não restam dúvidas que Tuntum viveu um grande momento neste domingo ao ver famílias adversas politicamente entoando o hino da vitória em outubro próximo vindouro para o bem da paz dos tuntunenses, para a continuidade do progresso e do desenvolvimento que todos esperam ver a partir de janeiro de 2103. Vamos que vamos!