Opinião: O JOGO POLÍTICO ELEITORAL É IMPREVISÍVEL


Não há do que se espantar no embate político eleitoral no que tange as alianças e as mudanças de posições volta e meia. O grande político brasileiro e piauiense Petrônio Portella, artífice da abertura política no final da década de 70(setenta), dizia que a política era a única área da vida de um povo que não seria estática e nem tão pouco descontextualizada de mudanças rápidas.

            Petrônio Portella, político de carreira, sabia mais que ninguém de que o jogo de interesses e as acomodações fariam parte do jogo político eleitoral sem uma explicação lógica para os leigos desprovidos de um conhecimento mais profundo sobre ao contexto de uma eleição e outra.

            Baseado nas considerações sábias e oportunas de Petrônio Portella sobre política, partidos e eleições  é que não  surpreendeu a decisão do Prefeito Chico Cunha de não participar do pleito eleitoral  de outubro próximo vindouro mesmo sendo o candidato mais legalmente habilitado para isso.

Acredita-se, ainda, que o Prefeito Chico Cunha eleito, em 2008, com o apadrinhamento político de  Cleomar Cunha (Dr. Tema) não tomaria uma posição egocêntrica de esfacelar o Grupo Político que o elegeu para atender a caprichos de alguns que pensam pequeno em relação as todas as demandas  que Tuntum sempre necessitou ao longo dos seus 57 anos.

Entende-se, aqui, que o Prefeito Municipal de Tuntum, Dr. Chico Cunha, ao desistir da candidatura não fez por omissão, medo ou covardia como pode pensar os mais afoitos e os que não enxergam a imprevisibilidade do contexto eleitoral, mas fez movido pelos compromissos passados, pela fidelidade familiar que dá apoio ao grupo político vitorioso ao longo de décadas e pela possibilidade de unir todas as forças políticas do município na luta por melhores dias para a cidade.

Tuntum não pode mais ficar na contra mão da história e do atraso por conta de briguinhas políticas menores.

Nas eleições de 2012, a cidade de Tuntum precisará ficar unida para almejar mudanças significativas no seu quadro econômico e social de todos os matizes e para que isso venha  a acontecer  de fato os limites dos grupos políticos que se debateram ao longo dos tempos  no município diminuam efetivamente para o bem deste rincão da região central maranhense.

Dr. Chico Cunha, com este gesto de coragem, abre espaços para que todas as forças políticas do município se unam em torno do nome do Dr. Tema que terá mais uma vez a responsabilidade histórica de conduzir as mudanças que Tuntum precisa para adentrar no progresso humano e social  que o século vinte e um exige dos municípios e do seu povo.

Sendo assim, nada de orgulhos feridos, nada de revanchismos e deboches provocadores de adeptos desprovidos de visão política larga. O que deve contar a partir de agora é alçar Tuntum a condição  de melhor e mais progressista cidade do Maranhão com a ajuda de todos. Fica o dito.

Editoria  do Blog Bate Tuntum