A verdade dos fatos




Foto: Tuntum News

Tem-se acompanhado, nas últimas horas, a repercussão das entrevistas ocorridas no programa global “Profissão Repórter” na última edição de terça-feira próxima passada (15/11/2011) sobre os acidentes de moto em Tuntum – Maranhão.

Sem adentrar no mérito da questão e das críticas oriundas da reportagem global, algumas lições devem ser apresentadas para que se possa compreender a luz da razão e sem explorações políticas tão comuns nestes eventos que Tuntum, como outras cidades interioranas deste Brasil, deve solucionar admistrativamente em curto prazo várias demandas municipais ainda sem resoluções aparentes, entre elas a problemática do trânsito municipal.

Não se pode imputar críticas ou responsabilidades ao atual gestor municipal de Tuntum como quer os adversários políticos e fofoqueiros de plantão pelo caos do trânsito municipal, pois os problemas em torno disso são oriundos de muito tempo, ou melhor, desde de 1988 quando a CF repassou aos entes federados a responsabilidade administrativa sobre o trânsito. Pela data, se percebe que várias gestões em Tuntum se passaram durante os anos e não tiveram as preocupações de amenizar os problemas de trânsito que a cidade sempre apresentou, isto é fato incontestável.

Sem delongas, a reportagem mostrou a urgência sobre a problemática do trânsito em Tuntum e isso é fato, portanto, não se pode mais fechar os olhos para o problema que é grave.
  
Daí um chamamento a todos para se tentar amenizar os graves acidentes que tem acontecido nas ruas da cidade com mortes cotidianas, lesões físicas graves e ônus financeiros para o sistema municipal de saúde  que poderia ser evitado, além de sofrimento para as famílias por conta de perdas irreparáveis o dano mais significativo, oriundo deste trânsito sem disciplinamento.

Sugerir a atual gestão municipal do Dr. Chico Cunha uma solução administrativa é o caminho mais correto pela sensibilidade que ele tem para os feitos municipais mais prementes, quanto aos adversários do prefeito, estes também têm responsabilidades claras pelos sérios problemas do trânsito de Tuntum por não terem dado as soluções devidas à época da sua gestão, estes opositores, hoje, deveriam sensibilizar na Câmara Municipal de Vereadores seus aliados a votarem nos projetos de interesse da comunidade, sugerindo, também, soluções para o trânsito da cidade. 

Quanto aos comentários dos fofoqueiros de plantão em colocar a cidade como o pior lugar do mundo, onde tudo pode (o que não é verdade), fica o triste exemplo de serem maus tuntunenses e de trabalharem contra as ações exemplares do município.

Por fim, existe uma urgência para o disciplinamento do trânsito em Tuntum e sem o envolvimento do poder executivo, legislativo, judiciário e da população em geral nada mudará e se ficará sempre a ver mais reportagens que postulam denúncias sensacionalistas que colocam apenas a visão unilateral de quem a comanda para o aumento dos índices de audiência.